Mobilizador 5G - 5GO.pt

Entidades Financiadoras: 

Este projeto mobilizador tem como objetivo a investigação, desenvolvimento, validação e demonstração integrada de um conjunto de produtos, capazes de fazer parte e dar serviços no âmbito das futuras redes 5G, coligindo e harmonizando esforços de diferentes agentes nacionais operando na área das telecomunicações, com vista à criação de soluções inovadoras para o mercado global, explorando modelos B2B e B2C.

Esses produtos cobrem a totalidade dos domínios funcionais das redes 5G, refletindo na sua organização essa estrutura de domínios: acesso, núcleo e sectores verticais (diferenciados por comunicação máquina a máquina e comunicação humana).

O projeto tem a duração de 36 meses, executando-se de Janeiro de 2018 a Dezembro de 2020, estando assim alinhado com o calendário do 5G.Nos 36 meses do projeto, produtos para a rede de acesso (CRAN, CPE, probing), assim como produtos de gestão e controlo da rede (Policy, MANO, AAA/DNS, monitoria) e de segurança (IDPS), serão especificados e concebidos.

Conjuntamente, irão dar suporte a serviços e produtos para as áreas do IoT (monitorização/controlo de redes de distribuição de energia, ferrovias e sinais vitais) e multimédia de banda larga (distribuição/streaming de vídeo).

Finalmente, ainda no âmbito do projeto, todos os produtos de todos os domínios, serão integrados, validados, testados e demonstrados, num ecossistema promotor de novos serviços 5G, que irá beneficiar de um ambiente de teste realista (um campus universitário estendido).