O TICE.PT é parceiro de um novo projeto, Silicon Europe Eurocluster, que tem como objetivo de fortalecer o setor eletrónico europeu e promover a autossuficiência na indústria de semicondutores

×

Mensagem de aviso

The subscription service is currently unavailable. Please try again later.
07 Nov, 2022
Gerais

​10 clusters membros da Silicon Europe Alliance unem forças num novo projeto com o objetivo de fortalecer o setor eletrónico europeu e promover a autossuficiência na indústria de semicondutores

 

  • Com o nome 'Silicon Europe Eurocluster' o novo projeto começou em setembro e terminará em fevereiro de 2025 com a participação de 10 clusters de França, Holanda, Itália, Alemanha, Portugal, Áustria, Suécia, Bulgária e Espanha.
  • O objetivo final é contribuir para manter a soberania europeia nos domínios da microeletrónica, componentes e sistemas, ao mesmo tempo que contribui para um “futuro mais verde, digital e resiliente na Europa”, segundo os membros do consórcio.

 

A 'Silicon Europe Alliance', uma parceria europeia de organizações empresariais que trabalha em conjunto desde 2012 e da qual é membro o TICE.PT, começou a trabalhar num projeto envolvendo 10 clusters. Essas organizações, que representam mais de 2.000 entidades do setor digital europeu, trabalharão em conjunto com o objetivo de fortalecer o setor eletrónico na Europa e sua autossuficiência, especialmente na indústria de semicondutores (a base de toda a eletrónica).

O projeto, denominado 'Silicon Europe Eurocluster', decorrerá até fevereiro de 2025, e tem um orçamento superior a 1,5 milhões de euros com um financiamento de cerca de 1,4 milhões provenientes da União Europeia: 1,05 milhões serão destinados ao apoio financeiro às pequenas e médias empresas europeias. Pretende-se que sua implementação ajude a Europa a manter a soberania em microeletrónica, componentes e sistemas graças, em parte, à aliança e aos clusters nela envolvidos.

"Nosso objetivo é melhorar a colaboração entre empresas em nossas regiões. Queremos que eles compartilhem suas necessidades e possam completar suas ofertas graças à colaboração inter-regional. Para isso, eles poderão usar nossa aliança como uma 'plataforma' para estamos convictos do valor desta colaboração entre as regiões para o benefício global das empresas e do sector eletrónico europeu", sublinha o consórcio, que integra organizações de França, Holanda, Itália, Alemanha, Portugal, Áustria, Suécia, Bulgária e Espanha.

As entidades participantes já começaram a trabalhar nos primeiros passos do projeto, centrados na análise do mercado europeu e de cada uma das regiões; a elaboração de um relatório sobre cada um dos ecossistemas eletrónicos existentes, bem como as indústrias e setores em que são aplicados; e a criação e implementação de uma plataforma 'comunitária' para encontrar empresas fornecedoras de eletrónica/microeletrónica.

 

Resultados esperados

Os resultados esperados do projeto 'Silicon Europe Eurocluster' incluem, entre outros, os seguintes:

  • Criação de pelo menos 12 novos produtos e serviços tecnológicos para melhorar os principais fornecimentos para eletrónica e microeletrónica. O objetivo é tornar a Europa menos dependente de outros mercados, asiáticos, por exemplo.
  • Financiamento e desenvolvimento de 12 projetos de inovação para adoção de processos e tecnologias para a economia verde e digitalizada.
  • 300 empresas beneficiadas, em diferentes níveis, pelo projeto 'Silicon Europe Eurocluster'.
  • Promoção de parcerias empresariais: celebração de acordos comerciais entre 20 das empresas beneficiárias.
  • Capacitação de pessoas para atração de talentos.
  • Apoiar a internacionalização de 15 empresas.

 

Clusters participantes

Minalogic
Cluster GAIA
High Tech NL
Mesap Innovation Cluster
Mobile Heights
Secured Communicating Solutions (SCS) CLUSTER
Silicon Alps Cluster
Silicon Saxony e. V.
TICE.PT
ICT Cluster

 

Silicon Europe Alliance Website:  https://www.silicon-europe.eu/home/