Internet do Futuro

Vivemos tempos em que a Internet impulsiona revoluções, em que a Internet permite que negócios se façam a velocidades nunca antes conseguidas, superando barreiras e distancias intransponíveis mesmo para a mais destemida das empresas. As sociedades estão mais próximas, mais capazes de explorar diferenças, transformando-as em interesses comuns. A troca de experiências e de pontos de vista, a partilha, estão na génese das novas gerações, potenciando a criação de sociedades mais abertas, mais mais prosperas e evoluídas.

Para alcançar este impacto, e baseada nos primeiros esquissos de Tim Berners Lee, a Internet, como a conhecemos atualmente, é o resultado de um processo de transformação e adaptação continua. Procurando sempre dar resposta aos desafios colocados, nomeadamente: ao aumento da capacidade de transportar informação; à necessidade continua de incrementar a segurança; à exigência de interfaces com o utilizador mais intuitivos e ágeis; à adequação e impulso à exploração comercial; ao enquadramento com as leis locais – tentando sempre evitar a criação de “ilhas” isoladas. A resposta a estes, e muitos outros desafios, só foi possível devido ao forte envolvimento da industria, da comunidade académica, do poder político, e obviamente, de toda a comunidade de utilizadores.

A “Internet do Futuro” pretende agrupar todas estas evoluções e perspetivas, tentando identificar prematuramente as novas necessidades e tendências de utilização,  e contribuindo assim para  um desenvolvimento da Internet de forma integrada, sustentada e articulada.