Electrónica

O campo de aplicação da Electrónica é de tal modo abrangente que será difícil identificar alguma área da nossa vida em que não esteja presente, de uma modo mais ou menos evidente. No caso particular dos sistemas de informação e nas telecomunicações, a electrónica fornece os componentes e plataformas básicas sobre as quais eles são construídos, exercendo um impacto determinante na sua evolução e no seu desempenho. O espectro das áreas tecnológicas no domínio da electrónica, relevantes neste contexto, é muito vasto, abrangendo aspectos tão diversos como sejam os dos materiais utilizados nos componentes até à integração de sistemas de grande porte. Trata-se por outro lado de um domínio ao qual é dedicado um esforço muito intenso e efectivo de investigação e desenvolvimento, com produção de resultados em ciclos temporais muito curtos, quando comparados com outros domínios científicos e tecnológicos. Constitui, por isso, um domínio em que a inovação é fértil e muito visível, nomeadamente ao nível da miniaturização, do consumo de energia e da incorporação de funcionalidades.

 

No âmbito do Pólo de Competitividade das TICE existem todas as competências e experiência necessárias ao cumprimento do ciclo de criação de valor no domínio da electrónica, desde a criação do conhecimento até à produção de sistemas. No início desse ciclo, destacam-se os centros de saber que têm apostado em áreas de I&DT críticas, como sejam os materiais e a micro-electrónica. A investigação de novos materiais quer semicondutores, polímeros ou cerâmicos terão impacto na indústria electrónica na produção de novos dispositivos electrónicos e optoelectrónicos ou melhoramento dos já existentes. 

As entidades mais envolvidas na transferência do conhecimento, dão corpo às tecnologias criadas, através do desenvolvimento de protótipos e de sistemas experimentais. Subsequentemente, as empresas dos pólos possuem competências para desenvolver, testar e produzir uma larga panóplia de produtos, que incluem desde componentes electrónicos dedicados até sistemas de elevada complexidade e grau de sofisticação. O know-how disponível representa um elevado nível de especialização, por exemplo, ao nível do desenho de ASICs e de placas de circuito impresso de múltiplas camadas.