IoT Week 2015

Gerais
Terça, Junho 16, 2015 - 08:00 a Quinta, Junho 18, 2015 - 19:00

A IoT Week (www.iot-week.eu) teve origem no Cluster Europeu de Investigação em Internet-das-Coisas (IoT) e tornou-se um evento proeminente Europa que atrai indústria e a investigação de todo o mundo para debater e demonstrar a Internet-das-Coisas de hoje e do futuro. Desde 2014, a IoT Week é organizado pelo IoT Fórum em parceria com um organizador local, escolhido pelos membros do IoT Fórum. Para este ano, Portugal foi selecionado como país anfitrião da IoT Week 2015! O evento decorrerá de 16-18 Junho em Lisboa.

Portugal está bem posicionado em relação à Internet-das-Coisas. Notavelmente, a plataforma middleware M2M global da Vodafone é desenvolvida a partir de Portugal (Lisboa) e também as soluções da Bosch para M2M/IoT são desenvolvidas em Portugal (Aveiro). As principais operadoras de telecomunicações, tais como a Portugal Telecom, a ZON Optimus e também a Vodafone Portugal, estão a investir fortemente nas áreas de negócio de M2M e IoT. Muitas PMEs líderes Portuguesas estão a desenvolver soluções e a fazer negócios com a Internet-das-Coisas. E também, importantes cidades como o Porto e Lisboa estão a construir as suas estratégias de cidades inteligentes suportadas em tecnologias e dados da Internet-das-Coisas.

A IoT Week 2015 é dedicado à Internet-das-Coisas de larga escala. Agora que a IoT é uma realidade em todo o mundo (notavelmente, a IoT foi a principal atração na CES 2015), iremos observar em especial como conduzir a Internet-das-Coisas para uma utilização generalizada e uma adopção de larga escala. A IoT Week 2015 visa contribuir então para a compreensão do futuro da Internet-das-Coisas em larga escala considerando as dimensões tecnológica e de investigação, mas também a inovação, aceitação, segurança e privacidade, modelos de negócios, etc. Desta forma, a IoT Week 2015 visa também abrir caminho para os futuros Pilotos Europeus em Larga Escala de Internet-das-Coisas (LSP) previstos para o programa de trabalhos 2016-17 do programa Horizonte 2020.

A IoT Week 2015 está organizada em torno de três dimensões: indústria, investigação e inovação:

   1) Indústria: Como é que a indústria espera apoiar o salto para  uma Internet-das-Coisas  de  larga  escala?  As  perspectivas  das  operadoras  de telecomunicações, das tecnológicas, as aplicações chave, os pontos de vista das PME, etc.;

  2) Investigação: Que investigações são necessárias para suportar o futuro IoT de larga escala? Os pontos de vista da investigação científica e desenvolvimento tecnológico, as preocupações dos utilizadores, as perspectivas da política de investigação, etc.

  3) Inovação: O que necessita ser feito para estimular a adoção em larga escala da Internet-das-Coisas? O capital de risco, os aceleradores, a inovação aberta, os novos regimes de inovação, etc.

O programa da IoT Week é concebido pela comunidade IoT e assinado por um secretariado composto por especialistas principais no campo. A IoT Week orgulha- se assim de envolver ativamente a comunidade IoT na construção de um programa mais amplo através da proposta de sessões ou comunicações, e solicitação de espaço para exposição. Também o/a convidamos a sugerir ideias para o pré e pós dias, 15 e 19, respectivamente.

•    Proposta de sessões: http://goo.gl/forms/0zeOVubCVV
•    Palestras propostas: http://goo.gl/forms/KvtwLqjzBC

Para além do recheado programa principal, a IoT Week 2015 contempla também um hackathon IoT - o primeiro de sempre em Portugal. Um hackathon IoT é um fogo de inovação e excelência prática em redor do qual os magos da tecnologia IoT se reúnem para criar soluções admiráveis. O hackathon IoT da IoT Week 2015 Lisboa terá, entre outros, uma seleção dos mais renomados laboratórios relacionados com a Internet das Coisas da indústria, das PMEs e das universidades portuguesas. O hackathon IoT será aberto ao público em geral e onde se perspectiva uma grande visibilidade e atenção dos média.

A IoT Week 2015 será realizada no Centro de Congressos de Lisboa localizado perto do rio Tejo. O Centro de Congressos de Lisboa é propriedade da Associação Industrial Portuguesa (AIP) que tem atuado como força motriz da inovação em Portugal durante os últimos 176 anos! O Centro de Congressos de Lisboa situa-se perto da zona histórica de Belém, onde, há 500 anos, os navios Portugueses abriram velas para descobrir novos mundos. O Centro de Congressos de Lisboa é, assim, o local perfeito para discutir e planear um futuro ambicioso para a Internet-das-Coisas, inspirado e honrado por um passado glorioso e destemido.

O local da conferência  oferece  excelentes  oportunidades  para  apresentação  e exposição de sua organização, iniciativa ou projeto. Poderá trazer o seu próprio expositor ou aproveitar as soluções disponibilizadas pela organização. O espaço de exibição fica situado numa área altamente visível do Centro de Congressos. Os delegados vão passar através da área de exposição muitas vezes ao longo dos dias do evento  que  fica  co-localizado  na  zona  onde  decorrem  as  sessões.  Além  disso,  as pausas para café e almoço serão realizadas dentro da área de exposição. Isso permite muita interação com os delegados ao evento.

•    Espaços de exposição: http://goo.gl/forms/6O9i1sDY2Y

O  UNINOVA  (www.uninova.pt)  e  a  FCT-UNL  (www.fct.unl.pt)  são  os  anfitriões locais do IoT Week 2015. O instituto UNINOVA celebra este ano, com orgulho, os seus 30 anos sendo uma referência na investigação   e desenvolvimento de tecnologia, e encontrando-se envolvido em vários projetos relacionados com a IoT, tanto a nível nacional como europeu. A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) é uma das nove escolas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA). FCT-NOVA é uma faculdade de investigação e uma das mais prestigiadas escolas públicas portuguesas de ciência e engenharia. O UNINOVA opera o centro de investigação FCT-NOVA CTS (Centro de Tecnologia e Sistemas) cujo projeto estratégico para 2015-2020 é construído em torno da Internet-das-Coisas e dos Sistemas Ciber-Físicos (CPS).

Tendo por base os sucessos de Londres, Helsinki, Veneza e Barcelona, a IoT Week Lisboa vai corajosamente continuar viagem, focando nas oportunidades emergentes da Internet-da-Coisas; ligando as comunidades industriais e de investigação a nível global que estão a inovar nos limites da Internet-das-Coisas; e promovendo a colaboração internacional e abordando questões de sociedade e de mercado da IoT; e muito mais.